Você sabia que sorrir faz bem à saúde?
Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente.
Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substâncias proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de ativarem o sistema imunológico. Essa imunização ajuda a prevenir, principalmente, doenças ocasionadas por elevado grau de estresse.
O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita. Além disso, se você está sempre sorrindo, as pessoas irão querer sempre ficar perto de você e sua convivência social será muito favorecida.
Sorrir é um remédio sem efeitos colaterais; não precisa de prescrição e é de graça. Por isso, pare de franzir a testa e solte uma boa gargalhada sempre que possível que os benefícios virão.
Quanto mais gostosa a gargalhada ou mais efusiva a risada, maior será a síntese de produção de endorfinas, que podem ser chamadas de “hormônios da felicidade”. Não há uma escala: você pode ter uma gargalhada ou sorriso com uma intensidade maior ou menor, mas o que conta é qualidade desta gargalhada, desta risada ou deste sorriso. Isto vai ser sentido na sensação de bem estar, quanto maior for, maior será a síntese de beta endorfinas.
Cultivar o bom humor deve ser uma filosofia de vida para todos. Você deve reconhecer as emoções boas ou más e respeitá-las. Mudar a forma de olhar para a vida não é fácil, mas é bastante possível com treinamento.
O bom humor é, antes de tudo, a expressão de que o corpo está bem. Ele depende de fatores físicos e culturais e varia de acordo com a personalidade e a formação de cada um. Mas, mesmo sendo o resultado de uma combinação de ingredientes, pode ser ajudado com uma visão otimista do mundo. Um indivíduo bem-humorado sofre menos porque produz mais endorfina, um hormônio que relaxa. Mais do que isso: a endorfina aumenta a tendência de ter bom humor. Ou seja, quanto mais bem-humorado você está, maior o seu bem-estar e, consequentemente, mais bem-humorado você fica. A endorfina também controla a pressão sanguínea e melhora o sono.
Dicas para cuidar da beleza
Relaxe o corpo e a mente: O stress é um vilão que tanto ataca a sua saúde como a sua beleza: ele acelera o processo de envelhecimento e deixa a pele sem brilho. A solução é procurar momentos de relaxamento, para combater a rotina quotidiana. Faça meditação, acenda velas e incenso, leia bons livros, reserve tempo para cuidar de si, ponha a conversa em dia com as amigas, veja um filme… Tudo o que puder fazer para descansar a mente e relaxar o corpo é positivo.
Bom descanso: A quantidade de horas que cada um deve dormir depende do ritmo de cada organismo, mas o que é importante é garantir a qualidade do sono. Adquira boas rotinas antes de ir para a cama.
Banho de beleza: O banho é fundamental para a higiene, claro, mas também relaxa, refresca e ajuda a cuidar da beleza. Para tornar o momento ainda mais especial, acenda velas e use óleos essenciais com propriedades relaxantes. Pode verter três gotas diretamente na banheira e a água quente irá encarregar-se de exalar o aroma pelo ambiente.
Os óleos essenciais são ótimos aliados da beleza, já que atuam tanto pelo aspeto sensorial como pela ação dermatológica direta. O óleo de semente-de-uva tem ação antioxidante; o da árvore-do-chá tem propriedades antiacne; o de gergelim é anticelulítico; já os óleos de gerânio e cipreste estimulam a circulação sanguínea.
Inclua fruta na sua alimentação diária: As frutas refrescam, contêm as vitaminas, dão energia e ajudam a manter a forma. Algumas, inclusive, atuam no combate ao envelhecimento, como os citrinos ou os frutos vermelhos, ricos em princípios ativos antioxidantes.
O que mais buscamos na nossa vida, no nosso dia a dia? Ter bem-estar. Sem ele não somos nada. Por outro lado, quando temos saúde, bem-estar e qualidade de vida, tudo fica em equilíbrio, harmonia e a vida fica uma beleza.
E o que pode nos proporcionar bem estar? Em primeiro lugar, ter saúde plena: a saúde nos dá alegria de viver!
Além disso, o uso de abordagens complementares e integrativas para a saúde e o bem-estar cresceu mundialmente nos últimos anos. Estudos demonstram como movimentos corporais, massagem, alimentação e plantas medicinais, entre outras, contribuem para a saúde de maneira integrada e harmoniosa com a abordagem convencional, colaborando também para a melhoria da qualidade de vida.
Clique e faça seu pedido no Site:
Saude e beleza i9life